O sonho de ser Unesp

Por Camila Braga Moraes (UNESP)

Desde o ensino médio eu sonhava em ingressar na Unesp e, após participar de alguns vestibulares, consegui ingressar no curso de História na Faculdade de Ciências e Letras do campus de Assis (FCL/Assis). Para me manter na graduação foi muito difícil financeiramente e ser contemplada com um auxílio de permanência na época me ajudou muito.
    Sempre pensando em me manter financeiramente para poder continuar o meu curso de graduação, eu comecei a prestar vários concursos na cidade, mas infelizmente não consegui ser aprovada em nenhum deles.
    Assim, no final de 2008 acabei voltando para a minha cidade sem terminar o curso, passei no curso de Letras do Ibilce/UNESP, mas acabei não cursando porque precisava trabalhar. Como minha vontade de ter um diploma universitário era tão grande, eu fiz a prova do Enem e consegui uma bolsa PROUNI de 100% para cursar Farmácia.
    Em 2011, estava no final do segundo ano do curso de graduação de Farmácia quando a Unesp me convocou para trabalhar como agente administrativo na FCL/Assis. Nesse momento, fiquei em dúvida de qual caminho seguir e optei por ingressar como servidora da Unesp em fevereiro de 2012.
    Iniciei minhas atividades na Seção Técnica Acadêmica da FCL/Assis e lá pude retribuir, um pouco, da ajuda que recebi ao trabalhar com a Permanência Estudantil. Em 2017, após o nascimento da minha filha, me mudei para São José do Rio e passei a exercer minhas atividades no Ibilce/UNESP e no início de 2021 fui convidada a trabalhar com a Coordenadoria de Permanência Estudantil (COPE) na Reitoria/São Paulo.
    Aceitei o convite para trabalhar na COPE por entender a grande importância da Permanência Estudantil dentro da universidade, pois as áreas de Extensão e de Permanência Estudantil da Unesp são as áreas que mais me trazem orgulho em pertencer à Unesp, foi através delas que eu pude ver ao longo desses dez anos a importância da universidade para a sociedade.

A autora

Camila Braga Moraes é graduada em Licenciatura em História pela Unesp e, atualmente, presta serviços de assistente administrativo na Coordenadoria de Permanência Estudantil da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP) na qual é servidora técnico-administrativa desde 2012.