Diversidades na Universidade

Diversidades na Universidade
Uma Universidade envolvida com o compromisso ético e politico do enfrentamento das desigualdades sociais é um dos grandes desafios do ensino superior no mundo e, especialmente, no Brasil.
Os movimentos sociais, militantes e ativistas da educação, comprometidos com uma educação democrática, lutam para dirimir essa desigualdade provocada pelo não acesso ao ensino superior por estes grupos considerados abjetos e desviantes (mulheres, LGBTI+, negros, pardos, indígenas, pessoas com deficiência), os quais fogem as formas hegemônicas de existência, tem sido enfrentando. Algumas frentes foram abertas no contexto universitário, outras ainda em processo de luta diante dos movimentos conservadores que insistem em apartar, segregar e desqualificar a presença desses grupos no interior das universidades.
O livro “Diversidades na Universidade: pesquisas, práticas e diálogos” surge como resultado do trabalho de diversos atores envolvidos nesse processo de visibilizar e protagonizar no espaço da universidade, e em sua relação com a comunidade externa a ela, o enfrentamento dessas desigualdades. Os textos presentes nesta coletânea são apenas uma parte dos inúmeros trabalhos desenvolvidos por discentes, docentes, técnico-administrativos, pesquisadorxs, coletivos universitários sobre as temáticas da diversidade na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp.