Seminário de Debates: Universidade e Diversidades

  • Eventos
Seminário de Debates: Universidade e Diversidade

O Educando para Diversidade convidou toda a comunidade acadêmica a participar do Seminário de Debates: Universidade e Diversidades cujo propósito foi construir um espaço coletivo de debate e compartilhamento de experiências no trabalho com o enfrentamento às violências e desigualdades no ambiente universitário.

Foram quatro encontros realizados entre setembro e outubro de 2020 em que foram debatidos os temas relacionados ao enfrentamento e combate às diferentes formas de racismos, assédios, discriminações e exclusões que atravessam as relações no ambiente social e universitário.

Racismos e políticas afirmativas na Universidade

Data da transmissão: 22/09/2020 às 18h.

Assista ao debate “Racismos e políticas afirmativas na Universidade” completo no YouTube.

Saiba mais sobre os participantes:

Juarez Xavier

Palestrante

Graduado em Comunicação Social pela PUC, mestrado em Ciências da Comunicação pela USP e doutorado em Ciências da Comunicação pela Unesp. Atualmente é professor na Unesp de Bauru. Atua principalmente nos seguintes temas: economia criativa, afrodescendentes, racismo, etnocídio, fundamentos do jornalismo, jornalismo especializado e educação e diversidade racial.

Maria Valéria Barbosa

Palestrante

Graduada em Ciências Sociais pela Unesp de Marília, Mestre em Sociologia em Desenvolvimento Agrícola CPDA/UFRRJ, com ênfase em Sociologia Rural e conflitos de terra. Doutora em Ciências Sociais pela Unesp de Marilia com enfoque em Sociologia da Educação e Relações Étnico-Raciais. Tem experiência na área da Teoria Histórico-Cultural, Relações Étnicos-Raciais, Sociologia da Educação, Direitos Humanos. Docente da Unesp de Marília. Membro da Comissão de averiguação de cotas da Unesp. Vice-coordenação do NUPE de Marília.

Amanda Oliveira Coelho

Palestrante

Psicóloga graduada pela Unesp de Assis e mestranda em Psicologia e Sociedade na linha de pesquisa “Processos Psicossociais e de Subjetivação na Contemporaneidade”. É membra do Coletivo Negro Dandara, do Grupo de Pesquisa PsiCUqueer – Coletivos, Psicologias e Culturas Queer compondo a linha de pesquisa “Políticas Onto-epistêmicas e Modos de Pesquisa” e filiada à ABPN – Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as). É pesquisadora em psicologia e relações raciais, subjetividades negras e saúde mental da população negra.

Lucia Helena

Mediação

Graduação em História pela PUC, mestrado em História da Educação sobre o processo de emancipação de mulheres escravas e o doutorado em História com um estudo sobre migração de libertos no período pós-abolição, ambos pela UNICAMP. Realizou pós-doutorado na New York University sobre associativismo afro-brasileiro e afro-americano nas primeiras décadas do século XX. É professora da Unesp de Assis. Participa do NUPE (Núcleo Negro de Pesquisa e Extensão da Unesp) sendo coordenadora local. É membro do CITCEM Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” da Universidade do Porto.

Mulheres na Universidade: assédio e violência

Data da transmissão: 29/09/2020 às 18h.

Assista ao debate “Mulheres na Universidade: assédio e violência” completo no YouTube.

Saiba mais sobre os participantes:

Lidia Possas

Palestrante

Lidia M V Possas – Livre Docente em História da América Latina , Gênero e Feminismos / UNESP ; docente da Pós Graduaçao em CS na FFC e Coord. Do Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Gênero / LIEG – UNESP.

Marina Barbosa

Palestrante

Unesp Botucatu

Beatriz Barreto

Palestrante

Graduanda em Ciências Sociais pela Unesp de Marília. Pesquisadora do Grupo Cultura & Gênero na temática de História, Gênero e Cultura e integrante do Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Gênero (LIEG). Bolsista PIBIC 2019-2020 “O espaço acadêmico. A Ouvidoria/Ouvidorias – “o ouvir especializado”. Participou ativamente do MAJU – núcleo de debates sobre gênero na Universidade e do Movimento “Meu professor abusador – UNESP Marília” durante os anos de 2018 e 2019.

Fernanda Henriques

Mediação

Formada em Publicidade, Propaganda e Criação no Mackenzie /SP, mestre e doutora em Comunicação e Semiótica na PUC. É professora e pesquisadora da Unesp, nos cursos de graduação e pós-graduação em Design. Atuou como presidente da moradia estudantil do câmpus de Bauru e membro da Comissão Permanente de Permanência Estudantil da Unesp. Também lidera o Grupo de Pesquisa em Design Gráfico Inclusivo e participa do Projeto Educando para Diversidade e do Grupo de Trabalho de Prevenção à Violência, ambos da Unesp. inaugurou o Ntaps (Núcleo Técnico de Atenção Psicossocial) para atender questões de saúde mental em nossa comunidade.

Acessibilidade e inclusão

Data da transmissão: 20/10/2020 às 18h.

Assista ao debate “Acessibilidade e inclusão” completo no YouTube.

Saiba mais sobre os participantes:

Vera Lucia Capellini

Palestrante

Professora Pesquisadora graduada em Pedagogia pela Metodista de Piracicaba, Mestrado e Doutorado em Educação Especial pela UFSCar. Realizou Pós-Doutorado na Universidade de Alcalá na Espanha em Educação Inclusiva. Vice-Diretora da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial- ABPEE. Líder do Grupo de Pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento. É membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação pedagógica e presidente da Comissão de Acessibilidade da Unesp.

Douglas Komar da Silva

Palestrante

Mestrando em Educação pela Unesp de Marília. Graduado em Letras/Libras na Faculdade Eficaz. Especialização em Libras pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação, Brasil. Graduado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Filadélfia. Certificado pelo Ministério da Educação e Universidade Federal de Santa Catarina em Proficiência para o ensino da LIBRAS. Certificado pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos em Instrutor para ensino de Libras. Professor do curso de Letras/Libras da UNIFAP.

Paulo Henrique da Silva Leonardo

Palestrante

Devido ao diabetes e um acidente de carro torna-se uma pessoa com deficiência visual total ou seja, cegueira. Logo após inicia suas atividades na associação filantrópica de proteção aos cegos de Presidente Prudente. Em 2015 conclui o curso de técnico em massoterapia e ingressa como estudante de pedagogia na FCT Unesp. Pedagogo e graduando de Geografia, nucleado na Consulta Popular – núcleo Marta Harnecker. Recentemente faz parte do NEPI (Núcleo de estudos e pesquisas em inclusão) na UFMS e atua com assessoria em inclusão.

Lucia Pereira Leite

Mediação

Livre-docente em Psicologia da Educação. Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEs – UFSCar). Doutorado em Educação pela Unesp de Marília. Professora Associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem na Unesp Bauru. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Deficiência e Inclusão (GEPDI/CNPq).

LGBTQIA+s na Universidade

Data da transmissão: 27/10/2020 às 18h.

Assista ao debate “LGBTQIA+s na Universidade​” completo no YouTube.

Saiba mais sobre os participantes:

Daniela Cardoso Mourão

Palestrante

Professora na Unesp de Guaratinguetá, cursou bacharelado em Física na Unesp, mestrado em Física, doutorado em Engenharia e Tecnologia Espaciais no INPE e possui Pós Doutoramento pela Unesp. Faz parte da Comissão para Implementação do Nome Social, do Grupo de Trabalho de Prevenção à Violência, do Projeto Educando para a Diversidade, e é membro do conselho consultivo do Observatório de Educação em Direitos Humanos.

Fernando Silva Teixeira

Palestrante

Licenciado e formado em Psicologia pela Unesp; Mestre e Doutor em Psicologia pela PUC e Livre-Docente em Psicologia Clínica pela Unesp. Atualmente é Professor Associado na Unesp em Assis. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase clínica e social trabalhando, principalmente, com os temas: diversidades sexuais; educação de professores; homoparentalidade; homoconjugalidade; adoção; prevenção às DSTs e HIV/Aids; Psicologia e Estudos de Gênero; Teoria Queer; Minimização da homofobia, promoção da cidadania e direitos humanos.

Gaia Maria

Palestrante

Travesti graduanda em História pela Unesp de Assis. Bolsista PIBIC com o projeto “Uma análise dos conceitos de Contrassexualidade e Era Farmacopornográfica desenvolvidos por Paul B. Preciado, através da interface entre Michel Foucault e Judith Butler.” Atuou pelas seguintes organizações e coletivos: JUNTOS! LGBT+, Frente LGBT de Bauru e Coletivo Íris da Diversidade. Atualmente compõe o coletivo transcentrado Matheusa Passarelli da Unesp de Assis, tal como integra a chapa Angela Davis do Centro Acadêmico de História.

Leonardo Lemos de Souza

Mediação

Psicólogo e Mestre em Psicologia pela Unesp, Doutor em Educação pela UNICAMP e Livre-docente em Psicologia do Desenvolvimento pela Unesp. Atualmente é Professor Associado da Unesp vinculado ao Grupo de Pesquisa Psicologia, Coletivos e Culturas Queer e à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP (GT Psicologia, Políticas e Sexualidades). Membro doLIESS – Laboratório Iberoamericano para el Estudio Sociohistórico de las Sexualidades. Gestor do Programa Educação para a Diversidade.