Fórum Permanente sobre Diversidade, Equidade e Direitos Humanos na Universidade

O Fórum faz parte do conjunto de atividades a serem desenvolvidas na direção da
    construção de políticas de inclusão e ações afirmativas na universidade,
    destacando-se os marcadores sociais de gêneros, classe social, raça/etnias,
    sexualidades e pessoas com deficiências.

5º encontro

A Elaboração Epistemológica dos Intelectuais Negros na contemporaneidade

Data da transmissão: 23/11/2021 às 15h.

Dagoberto José Fonseca

Prof. da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, campus Araraquara.

Julio Tavares

Professor Titular do Departamento de Antropologia e membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense.

Renato Noguera

Professor de Filosofia do Departamento de Educação e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

4º encontro

Universidade e os novos desafios: violência e assédio

Data da transmissão: 20/10/2021 às 17h.

Sandramara Matias Chaves

Professora vice-reitora da
    Universidade Federal de Goiás.

Hillary Hiner

Professora Doutora Associada en
    la Escuela de Historia de la
    Universidad Diego Portales / Chile.

Emilia Barbosa

Professora Doutora na Missouri
    University of Science and
    Technology em Rolla, Missouri /
    US.

Lidia Possas

Professora Doutora, coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Gênero (LIEG) da
    UNESP.

3º encontro

Cotas raciais nas universidades públicas: implementação, desafios e mudanças

Data da transmissão: Data da transmissão: 08/09/2021 às 19h.

Ana Carolina Xavier Cruz

Graduanda do curso de Geografia, Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente.

Acácio Almeida

Doutor em Sociologia, professor e Pró-reitor de assuntos comunitários e políticas  afirmativas da UFABC.

Debora Jeffrey

Livre docente da Faculdade de Educação da Unicamp.

Andressa Ugaya

Profa. Dra. de Educação Física da UNESP de Bauru. Vice-coordenadora do NUPE Bauru e presidente do CAC.

Caio Netto dos Santos

Mestrando de Artes do Instituto de Artes da UNESP, Integrante da Comissão de cotas – Artes IA.

2º encontro

Paremos a transfobia: Docentes travestis e transexuais reinventam a universidade

Data da transmissão: 06/08/2021 às 16h.

Jaqueline Gomes de Jesus

Professora de Psicologia (IFRJ) , docente Permanente do ProfHistória (UFRRJ) e Presidenta da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH).

Guilherme Almeida

Docente na Escola de Serviço Social da UFRJ. Trabalha há cerca de 20 anos com temáticas
    relativas a diversidade sexual e de gênero.

Céu Cavalcanti

Psicóloga, mestre em psicologia pela UFPE, Doutoranda em psicologia pela UFRJ, professora substituta do dept de psicologia da UFF, conselheira do CRP RJ.

Mel Campos

Atriz ítalo-brasileira, Fundadora do Grupo ElyteTrans de  Londrina e atualmente vive na Itália.

William Peres

1º encontro

Travestis e transexuais e o direito ao uso do banheiro segundo sua identidade de gênero

Data da transmissão: 14/07/2021 às 14h.

Carolina dos Santos Bezerra

Doutora e Mestre em Educação pela USP. Pós-doutoranda pelo Departamento de Antropologia da USP.

Alexsandro Rodrigues

Pós Doutor em Psicologia. Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal do Espírito Santo.

Sara Wagner York

Travesti, professora, investigadora, pai, avó, coreógrafa, cabeleireira,
    maquiadora, pedagoga. É
    doutoranda e mestre pela UERJ.

Renata Borges

Organizadora da marcha da visibilidade TRANS e Travesti do Paraná, também trabalhou na ONG TRANSGRUPO MARCELA PRADO, ONG de travestis e transexuais na promoção de Direitos HUMANOS.

Daniela Cardoso Mourão

Professora na UNESP, no Departamento de Matemática da UNESP Guaratinguetá/SP. É membra do conselho consultivo do Observatório de Educação em Direitos Humanos.